Proteja sua Barba neste verão - dicas e truques para manter sua barba hidratada e saudável !

Proteja sua Barba neste verão - dicas e truques para manter sua barba hidratada e saudável !

Olá, leitor! Se você é um barbudo ou está pensando em se tornar um, este artigo é para você. Vamos falar sobre os “inimigos invisíveis” da barba, especialmente no verão: o cloro das piscinas, o sol e a água do mar. Eles podem danificar os fios da barba, mas não se preocupe, temos dicas valiosas para manter sua barba bem cuidada e saudável.
Danos causados pelo cloro
O cloro é um produto químico adicionado às piscinas para matar bactérias nocivas. No entanto, ele também pode ter alguns efeitos inesperados em seu corpo e, especificamente, em sua barba. O cloro é um irritante da pele que retira da pele seus óleos naturais. Ao remover os óleos naturais, o cloro corrói a barreira protetora natural da pele, deixando os fios da barba mais vulneráveis aos efeitos da água e do próprio cloro. O resultado potencial? Uma barba seca, escamosa e com coceira.
Efeitos do sol e da água do mar
A exposição ao sol e à água do mar também pode ser prejudicial para a sua barba. O sol queima e oxida a cor dos fios, enquanto o sal do mar resseca e torna os fios mais quebradiços. A água do mar contém grandes quantidades de cloreto de sódio, o mesmo composto do sal de cozinha, além de sulfatos, magnésio, dentre outros. Esses compostos interagem entre si e com as moléculas do fio aumentando a força das suas ligações químicas. Como essas ligações são as responsáveis pelo formato dos fios, há uma tendência de que a barba tenha mais frizz e se torne mais enrolada e embaraçada após um mergulho no mar.
Cuidados com a barba no verão
Agora que você sabe como o cloro, o sol e a água do mar podem danificar sua barba, vamos falar sobre como protegê-la. Aqui estão algumas dicas:
Higienização: Lave a barba diariamente para remover suor e resíduos. Use um shampoo neutro específico para barba para evitar ressecamento.
Hidratação: Use um óleo de barba para suavizar os pelos da barba, reduzir a coceira e domar o frizz.
Proteção solar: A barba é um protetor solar da face, mas em algumas áreas mais ralas e rarefeitas, a passagem da luz acontece de forma irregular. Portanto, a aplicação do filtro solar na área da face e também no couro cabeludo é necessária a cada três horas.
Acessórios: Use barreiras físicas, como chapéus, bonés, barracas, guarda-sóis, óculos de sol e roupas feitas com tecido com proteção UV.
Hidratação do corpo: Beba bastante água. As estruturas capilares são sensíveis ao conteúdo hídrico e aos nutrientes presentes no corpo que são fornecidos por meio da alimentação.
Lembre-se, a chave para manter uma barba saudável é a prevenção. Com essas dicas, você pode aproveitar o verão sem sacrificar a saúde e a aparência da sua barba. Cuide bem da sua barba e ela cuidará de você!
entenda mais !
https://www.usuariosdabarba.com/products/combo-revitalizacao-aqua
links externos - 
https://www.google.com.br/books/edition/Skin_Hair_and_Nails/v2nj3IVxiMoC?hl=pt-BR&gbpv=1&dq=Effects+of+Chlorinated+Water+on+the+Hair+Shaft&pg=PA256&printsec=frontcover
https://clinicadoppio.com.br/danos-da-agua-do-mar-para-o-cabelo/
https://www.scielo.br/j/qn/a/PYNT9rQhqmy9XYC6QZpkwfD/?format=pdf
Voltar para o blog

Deixe um comentário